segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Linguagem e Declaração de variáveis

Na postagem de hoje iremos abordar os processos necessários para criação e execução de um algoritmo. Para que vocês entendam como um algoritmo funciona, e principalmente como confeccioná-lo é necessário ter uma noção de linguagem de programação, tipos de variáveis e como elas podem ser declaradas.
Um algoritmo não poderá ser escrito na mesma linguagem que falamos no cotidiano. Ao criá-lo estamos desenvolvendo um conjunto de ordens que serão dadas a um computador, por isso precisamos de uma linguagem específica, que pode ser Pascal, Portugol, Linguagem C, dentre outras. Alertamos que os algoritmos que serão apresentados neste blog serão escritos em Portugol ou em pascal,por uma questão de escolha das moderadoras.
Aqui vai um texto sobre a importância de uma linguagem especifica para construção de um algoritmo.

“Diferentemente da linguagem natural, a linguagem de programação é dirigida a orientar uma máquina e não pessoas. Máquinas não podem tomar decisões com base em premissas. Máquinas não podem escolher alternativas, mesmo que estas nos pareçam óbvias. Máquinas não podem corrigir comandos mal redigidos. Máquinas não podem descobrir a intenção do programador, mesmo que ela seja (ou pelo menos pareça) clara no contexto.”

Fonte:
http://novatec.com.br/livros/algoritmos/capitulo857522073X.pdf


Obs: Os algoritmos apresentados nesse blog serão escritos em Portugol por uma questão de escolha das moderadoras. Mas ressaltamos que existem outros tipos de linguagem que podem ser utilizadas para escrever um algoritmo.


Vocês devem estar se perguntando como um computador pode armazenar os dados de um algoritmo e é para isso que achamos importante que vocês saibam a definição de variáveis.Uma das formas de armazenar um determinado valor na memória de um computador é através do uso de variáveis.

“Basicamente existem quatro de tipos de dados. São eles: inteiro, real, caractér e lógico.
Inteiro: Representa todo e qualquer número que pertença ao conjunto dos números inteiros. Na prática são os números positivos e negativos sem partes decimais. Exemplos: 2; -4; 145; -354.
Real: Representa todo e qualquer número que pertença ao conjunto dos números reais. Na prática são os números positivos e negativos que tem parte decimal. Exemplos: 3,545; -2,6; 0,157.
Lógico: É um tipo de dado que só pode assumir dois valores.”

Fonte:
http://br.geocities.com/sdiasneto/algo1/dados.htm



Caracter: uma variável do tipo caracter pode receber como conteúdo um caracter (ou seja, um único símbolo que pode ser entrado pelo teclado), como por exemplo: %, #, q, A, 7 ou {.
Em um algoritmo é necessário declarar as variáveis antes de utilizá-las. Declarar uma variável significa dizer qual é o identificador e o tipo da variável. Na linguagem algorítmica, a palavra variáveis indica o início do bloco de declaração de variáveis
.

Fonte:
ftp://ftp-acd.puc-campinas.edu.br/pub/professores/ceatec/edmar_rezende/1s2008/APC/Aulas/APC-Aula02-Variaveis.pdf

Exemplo:
inteiro: idade;
caracter: nome, endereco, data;
real: media;
logico: resposta, opcao;




Resposta para o problema proposto na última postagem:
Uma possível solução é:

Encha a vasilha de 9 litros;
Usando a vasilha de 9 litros, encha a vasilha de 4 litros;
Despeje o que sobrou na vasilha de 9 litros (5 litros) na terceira vasilha. Observe que falta um litro para completar os seis litros;
Esvazie a vasilha de 4 litros;
Torne a encher a vasilha de 9 litros;
Usando a vasilha de 9 litros encha a vasilha de 4 litros;
Esvazie a de 4 litros;
Usando o que restou na vasilha de 9 litros (5 litros), encha novamente a vasilha de quatro litros;
Despeje o que sobrou na vasilha de 9 litros (1 litro) na terceira vasilha, que agora tem 6 litros.

Fonte:
http://equipe.nce.ufrj.br/adriano/algoritmos/apostila/algoritmos.htm



É importante ressaltar que o assunto abordado hoje não se limita ao que postamos, sendo este muito mais amplo. Para o nosso objetivo, que é introduzir os processos para a criação de um algoritmo de uma forma generalizada, não é necessário entrarmos em detalhes.
Caso você queira saber mais sobre este assunto indicamos o livro “Algoritmos e estrutura de dados, autor: Guimarães/Lages” como leitura complementar.
E ao surgir qualquer duvida sintam-se a vontade para postar.

Nas próximas atualizações iremos dar continuidade aos comandos necessários para criação de um algoritmo.

Nenhum comentário: