segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Comandos Básicos

Olá pessoal!

Na postagem de hoje iremos dar continuidade as instruções necessárias para a construção de um algoritmo.Vamos começar falando de comandos básicos, que são um conjunto de regras necessárias para a confecção de um algoritmo. Na verdade esses são os comandos dados ao computador para que ele saiba, por exemplo, quando atribuir, quando somar. É interessante vocês observarem que ao construir um algoritmo deve-se estar atento a dar todos os tipos de instruções, pois deve-se ter em vista que o computador é uma máquina,e portando não saberá agir se não for ordenado pelo programador


Comandos para entrada e saída de dados:

Para e entrada de dados adotaremos o comando ler, cuja finalidade é receber os dados que serão processados. Sua sintaxe é:ler (VARIÁVEL1, VARIÁVEL2, ..., VARIÁVELn);Para a saída de dados utilizaremos o comando imprimir, cuja finalidade é exibir os dados processados. Sua sintaxe é:imprimir (VARIÁVEL1, VARIÁVEL2, ..., VARIÁVELn);Você pode exibir texto juntamente com as variáveis. Para isso coloque o texto entre aspas ("). Exemplo:imprimir ("Seu nome é :", nome);

Fonte:
Comando de atribuição:

Este comando atribui um valor a uma constante ou variável. O valor deve ser compatível com o tipo de dado da constante ou variável, ou seja, para uma constante ou variável inteira deve ser atribuído um valor inteiro; para uma constante ou variável real deve ser atribuído um valor real; o mesmo ocorrendo com o tipo caractér e o lógico.
Sintaxe:
Variável<---------valor;
Valor: Pode ser um valor propriamente dito ou uma expressão.
Exemplos:
x <== 34;
notafinal <== ((nota1+nota2+nota3)/3);
LIGADO <== V;
preco <== 25,15;
Fonte:
Agora que vocês já sabem o que são comandos básicos, vejam só como é estruturado um algoritmo: Estrutura básica de um algoritmo:

O algoritmo como um todo é um bloco de instruções*, então deve ser delimitado pelos comandos início e fim. As constantes e variáveis devem ser declaradas no início.Os comandos são executados seqüencialmente de cima para baixo e da esquerda para a direita, assim, devem ser escritos nesta seqüência.Cada comando deve terminar com; (ponto-e-vírgula).Abaixo segue um modelo da estrutura básica de um algoritmo:início /* declaração das constantes e variáveis*/ inteiro: var1, var2; real: var3; caractér: nome; /* comandos */ comando 1; comando 2; comando 3; .......... .......... comando n;fim
Observe que os comandos delimitados por início e fim estão avançados de dois espaços. Isto será muito utilizado, pois facilita o entendimento do algoritmo.

*Bloco de instruções: é um conjunto de comandos com uma função definida. Vários blocos de instruções compõem um algoritmo.

Uma vez que vocês tenham entendido como fazer os comandos apresentados, observem um exemplo de um programa escrito em pascal:
Iniciointeiro:=A, B,SOMA;A:=5;B:=2;SOMA:=A+B;Imprima: SOMA;Fim.
Basta acompanhar a forma com que o algoritmo está escrito para perceber que será impresso o número 7. Percebam que foi declarado inicio e fim para que o computador saiba quando começar e terminar (lembrem-se que o estamos criando algoritmos para serem usados em programas de computador, e este deve obedecer aos comandos do programador).

Resumindo
: Hoje apresentamos instruções para a confecção de um algoritmo, vimos comandos básicos, e nas próximas postagens iremos ver outras instruções dando assim andamento ao conteúdo. Continuem acompanhando, e sempre que surgir alguma dúvida sintam-se a vontade para perguntar.

Nenhum comentário: