Olá pessoal! Na postagem de hoje iremos dar continuidade aos comandos básicos de controle para a confecção de um algoritmo.Vamos iniciar falando sobre as principais seqüências que compõe um algoritmo
Ai estão as definições:
1-Seqüência simples: É o conjunto de comandos, separados por ponto e vírgula (;), que serão executados numa seqüência linear de cima para baixo.
Exemplo:
C1;
C2;
C3;
.
.
.
Cn;
2-Seqüência alternativa: Quando a ação a ser executada depender de uma inspeção ou teste, teremos uma alternativa simples ou composta
Exemplo:
se
C1;
C2;
.
.
.
Cn;
fim se;
3-Alternativa composta: Nos comandos acima,
Exemplo:
se
C1;
C2;
.
.
.
Cn;
senão
C’1;
C’2;
.
.
.
C’m
fim se;
Fonte:
Algoritmos e Estruturas de dados,Autores:Guimarães/Lages
Bem pessoal,para que vocês entendam melhor as possibilidades de criação de um algoritmo Abriremos este espaço para explicarmos o que é uma estrutura condicional,pois esta é de grande importância e utilidade para a confecção um programa.
O conceito de condição é bem simples, pois é uma noção intuitiva,para tornar mais dinâmico o assunto vamos para um exemplo da vida prática: alguém convida você para ir à praia, e você responde:-Se fizer sol eu vou.
Percebam que há uma condição para você aceitar o convite, é preciso fazer sol. Mas o que isso tem haver com algoritmo?Durante a confecção de um algoritmo, há situações em que é necessário criar uma condição para determinado(s) comando(s).Assim,o computador só irá executar-lo(s) se a condição for atendida.Para criar uma condição em Portugol você usa a palavra-chave se seguida da condição e da palavra-chave então,deve-se saltar uma linha e então escrever os comandos.É importante ressaltar que os comandos escritos dentro da condição só serão executados caso ela seja atendida,por isso você precisa indicar ao computador até que comando se estende à condição.Para fazer isso é preciso finalizar a condição coma a palavra-chave fimsenão.Voltando ao exemplo, se por acaso a sua resposta fosse:-Se fizer sol eu vou, se não vou assistir filme.Vejam que se a condição necessária para ir a praia não for atendida,você tem outros planos:assistir filme. Essa outra condição também pode ser aplicada a um algoritmo. Mas de que forma?É preciso escrever a palavra-chave senao logo a abaixo do fimse,saltar uma linha,e então escrever os comandos.Percebam que se a condição inicial não for atendida,automaticamente os comandos que vierem dentro do se serão executados.Para indicar ao computador até que comando estende-se essa condição,deve-se escrever a palavra-chave fim senao.
OBS: Foi dito em postagens anteriores que se deve usar ponto e vírgula ao fim de cada comando ao fim de cada condição. Porém há uma exceção: Não há ponto e vírgula no fimse que antecede um senão.
Exemplo de uma estrutura condicional :
Fonte:Algoritmos e Estruturas de dados,Autores:Guimarães/Lages.
inicio
inteiro:A,B;
A<---1;
B<---2;
se A>B
então A<---5;
senão B<---10;
fim se;
fim.
Ao seguir este algoritmo o valor de A passará a ser, no final da execução, igual a 10.
4-Repetição: Quando um conjunto de ações é executado repetidamente enquanto uma determinada condição permanece válida. (Expressão cujo resultado é o valor lógico: verdadeiro.)
Enquanto o valor da
Algoritmos e Estruturas de dados,Autores:Guimarães/Lages.
Vamos agora para uma rápida explicação da estrutura condicional "enquanto”,usaremos um exemplo do cotidiano mais uma vez para facilitar o entendimento. Imagine que alguém te convide para sair,mas está chovendo então você impõe uma condição:- “Enquanto estiver chovendo,não sairei”.
Percebam que a condição para sair é parar de chover,enquanto está condição for falsa você não sairá de casa.
Na confecção de um algoritmo usamos o enquanto como um comando de repetição:
Exemplo:
enquanto
C1;
C2;
.
.
.
Cn;
fim enquanto;
Então pessoal,vamos ficando por aqui..esperamos que tenham gostado da postagem de hoje...Continuem acompanhando.
Nenhum comentário:
Postar um comentário